A aposentadoria é um benefício concedido aos trabalhadores por tempo de contribuição, por idade, por invalidez nos casos em que o trabalhador se torna incapaz de exercer suas atividades por motivo de doença ou acidente e também nos casos em que se trabalhe em condições prejudiciais à saúde ou integridade física, concedendo então a aposentadoria especial.
Cada tipo de aposentadoria possui sua própria forma de dar entrada à solicitação do processo, tais informações podem ser obtidas através do site da Previdência Social.
Para ter acesso ao processo de andamento basta acessar o site da Previdência e no item PROCESSO escolher entre a opção “Consulta aos processos de concessão inicial de benefícios”. Feito isso uma nova janela se abrirá e será solicitado o número do benefício, a data de nascimento, o nome do beneficiário e o CPF. No fim da página há um campo para digitar o código de verificação e o botão “consulta”
Uma nova página se abrirá com as informações sobre a situação do beneficiário, o tipo de aposentadoria, valor a ser pago, entre outros dados. Também é possível consultar o andamento do processo através da Central de Atendimento do INSS ou no telefone 135, de segunda as sexta até as 22h.
Ficar atento aos requisitos exigidos é essencial
A postulação de aposentadoria não necessita de advogados, pois é um processo de cunho administrativo e dispõe de departamentos competentes para o acompanhamento processual. Nos casos de demora excessiva o trabalhador pode realizar a verificação da demora no INSS.
Em alguns casos o pedido é indeferido, ou seja, por algum motivo é negada a concessão do benefício ao trabalhador. Nestes casos deve-se procurar saber o motivo para então realizar uma interposição de recurso administrativo ou alguma ação judicial.
Os documentos básicos necessários para dar entrada na aposentadoria são: cópia do RG, CPF, inscrição no PIS/PASEP. O trabalhador deve ficar atento a todos os documentos necessário e principalmente às condições exigidas para cada tipo de aposentadoria. Um único requisito não preenchido pode fazer com que o pedido seja indeferido, tornando o processo mais demorado e burocrático.
Havendo dúvidas o trabalhador deve marcar um horário de atendimento no posto do INSS mais próximo.