Registrando Reclamações no Procon
Consumidores que sentirem-se lesados com algum produto ou serviço adquirido poderão realizar uma reclamação junto ao Procon a fim de resolver a situação. Confira as formas disponíveis para realizar as reclamações.
Registrando Reclamações no Procon:
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), poderá receber reclamações das seguintes maneiras:
• Procon existente na cidade
• Nos Postos do Poupatempo na Sé, Santo Amaro e Itaquera com agendamento de horário.
• Através do envio de carta ou fax
Além disso, ainda é possível tirar dúvidas por telefone ou e-mail disponibilizados no site do Procon de cada estado.
Documentos necessários
Saiba os documentos necessários antes de efetuar sua reclamação
Para efetuar a reclamação como pessoa física é preciso apresentar RG e CPF, comprovante de endereço e uma procuração para representar o consumidor caso o mesmo não possa ir pessoalmente efetuar a reclamação.
Como pessoa jurídica é preciso apresentar CNPJ, comprovante de adesão ao SIMPLES, cópia do contrato social e uma procuração se a reclamação não for feita pelo proprietário.
Outros documentos necessários poderão variar de acordo com o tipo de reclamação que será feita. É possível que seja necessário apresentar termo de garantia do produto, ordem de serviço, contrato, faturas, nota fiscais e afins, boletos de pagamento, recibos, contas ou qualquer outro documento que possa provar que o consumidor foi lesado.
Próximos passos
Um funcionário do PROCON irá analisar o caso e informar se poderá ser resolvido através do PROCON ou se precisará ir até outro órgão, como por exemplo a OAB. No caso da reclamação poder ser efetuada no PROCON o funcionário dará entrada ao processo. Feito isso a empresa reclamada terá um prazo para se manifestar não havendo manifestação o PROCON enviará a documentação necessária para o próximo local que poderá resolver a situação, como por exemplo, o Juizado Especial de Pequenas Causas.
Para o Juizado de Pequenas Causas, por exemplo, poderão ser encaminhadas as reclamações cujo valor não ultrapasse quarenta salários mínimos.
Não tenha medo de reclamar
Muitas pessoas acabam não reclamando por medo ou por acharem que o serviço não funciona, porém este tipo de comportamento apenas faz com que as mesmas empresas continuem cometendo os mesmos erros contra o consumidor. O ideal é sempre realizar a reclamação, pois apenas desta forma as empresas poderão melhorar o serviço ou produto oferecido.