O calendário para pagamento do IPVA 2013 já começou. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2013 em São Paulo teve seu primeiro vencimento para quem optou pagar a primeira parcela ou pagamento único com desconto finalizado no dia 24 de janeiro de 2013. Os vencimentos acontecem de acordo com o final da placa de cada veículo.
O desconto para quem pagou a vista é de 3%, este ano há a opção de parcelar em até 3 vezes. Para o pagamento do imposto em São Paulo não há boleto. O contribuinte pode ir direto ao caixa de uma agência bancária e informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). O pagamento também pode ser feito nos terminais de autoatendimento e sites dos bancos. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas; no entanto, essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento. Para quem deseja o boleto, é possível gerá-lo através do site da Receita Federal além de conseguir outras informações (http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet).
A Secretaria da Fazenda envia avisos sobre o IPVA pelo correio, informando também os valores do licenciamento anual e do Seguro DPVAT, que podem ser pagos junto com o imposto. Mas mesmo quem não receber o aviso deve seguir o calendário e efetuar o pagamento na data escolhida. É possível ainda, em fevereiro, pagar em cota única, sem desconto. A terceira opção de dividir o pagamento em 3 vezes, tem parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março.
Como Consultar Valores do IPVA
Em 2013, o valor do IPVA em São Paulo teve uma queda de 8,56% nos valores venais dos veículos em comparação com o ano passado. O valor deste imposto é calculado em cima do valor do veículo segundo tabelas oficiais. Para os proprietários de veículos a gasolina e os biocombustiveis (flex), o valor cobrado é 4% sobre o valor venal do veículo.
Para veículos que utilizarem exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, a alíquota é de 3%. As picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples),ônibus e microonibus e motocicletas recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.
Para calcular o valor do imposto, siga este exemplo. Valor venal do veículo: R$ 17.000 – Alíquota: 4%
Cálculo: 17.000 x 0,04 = 680 (R$ 680 é o valor que será cobrado no IPVA)
Para consulta oficial caso não tenha recebido aviso em casa, acesse o site da fazenda e insira número de CPF do proprietário e Renavam.