Um dos maiores sonhos de qualquer pessoa é tirar a carteira de motorista, porém para poder alcançar este objetivo é necessário que se passe por uma série de processos como por exemplo o curso de CFC, que possui atualmente uma carga horária maior contando com os seguintes passos, fazer aulas de Direção Defensiva, com um total de 16 horas, primeiros socorros que totalizam 4 horas, legislação do trânsito com 18 horas de aulas, meio ambiente e cidadania, com um equivalente a 4 horas e mecânica básica de veículos com 3 horas de realização.
Nos cursos teóricos foram adicionadas aulas de direção defensiva e primeiro socorros, além disto tudo para os motoristas que tiverem interesse em renovar a sua CNH – Carteira Nacional de Habilitação a cada cinco anos. Estes passos foram tomados para que houvesse a diminuição do número de acidentes que nos últimos anos atingiram marcas bastante preocupantes em estradas de todo o Brasil.
Como funcionam as provas teóricas e práticas
Um dos grandes desafios dos alunos, como já foi dito certamente é passar nas provas práticas e teóricas. Como a grande parte dos estudantes não possuem tempo para estudar, muitos acabam encontrando dificuldades principalmente na prova escrita , esta que avalia o conhecimento dos candidatos em uma série de assuntos.
Para que o candidato seja aprovado é necessário que ele acerte entre 70 a 80% das questões. Além disso é preciso que ele tenha uma taxa de aproveitamento do curso, esta que varia de estado para estado. É possível ainda se utilizar diversos simulados disponíveis na internet para que se tenha idéia de como são as questões das provas. Neles é possível se encontrar as perguntas mais frequentes nas avaliações e ainda ajudam a se familiarizar com o tipo de pergunta.
O pior do que fazer as provas é esperar pelo seu resultado final, porém para os moradores de diversas regiões é possível se consultar o andamento das provas através do número do CPF bastando realizar cadastro através do site que se poderá ter as informações necessárias para estes dados.