O carboidrato na geração de energia para o organismo
Os carboidratos (também conhecidos como açúcares, sendo um dos principais deles a glicose) são as moléculas utilizadas primeiramente pelo organismo para a geração de energia que mantém as funções metabólicas básicas. Quando o nível de açúcares caem a um patamar baixo, o corpo precisa recorrer a outras fontes de energia para manter seu correto funcionamento; para isto então o fígado mobiliza as reservas corporais que são as moléculas de gordura, que produzem grande quantidade de ATP, regulando então as atividades e níveis metabólicos dentro da normalidade.
O princípio da dieta do carboidrato e porque ela emagrece
A dieta do carboidrato é baseada numa explicação muito simples: quanto menos açúcares forem ingeridos, maior será a quantidade de gordura mobilizada para a geração de energia e, consequentemente, mais rápido será o emagrecimento.
Cardápios e dicas
O mais importante é saber que os carboidratos não podem ser completamente cortados da alimentação, mas podem ser minimizados e alguns alimentos são indicados para esta finalidade: alface, atum, aves, carnes, camarão, manteiga, presunto, pimentão, queijos industrializados, sopas, tomate, etc. É possível montar uma quantidade enorme de cardápios para todas as principais refeições do dia, sem que o indivíduo tenha que fazer um corte muito drástico em sua alimentação.
Entretanto, outros itens são expressamente proibidos, devido a grande quantidade de carboidratos que possuem. Dentre eles podemos citar: açúcar, amemdoim, banana, batata, arroz, biscoitos, bolos, feijão, leite, macarrão, massas em geral, sorvete, refrigerantes, etc.
Adeptos da dieta dizem que os primeiros dias não são fáceis e que muitos sentem falta do arroz com feijão, que está presente quase que diariamente no prato das famílias brasileiras. Uma da dicas mais comentadas é de que você pode integrar sua família à sua dieta e, caso eles não queiram participar, que evitem comer os itens proibidos diante do praticante da dieta, para que assim ele consiga ter um melhor controle e força de vontade e manter-se em seu objetivo. Vale lembrar que perder peso não acontece do dia para a noite e que os exercícios físicos auxiliam, e muito, na melhora da saúde e na aceleração do processo de emagrecimento.