Todo mundo certamente já passou por um tipo destes de situação, resolveu dar uma limpa em arquivos que não utiliza mais entre músicas, documentos ou mesmo imagens e acabou apagando algo que não devia, utilizando o bom e velho comando shift + delete para apagar definitivamente sem mandar para a lixeira.
E de repente você percebe que aquele arquivo tão importante acabou de ser deletado e era algo tão importante que você não gostaria de ter excluído. Com isto a primeira reação é o desespero, e com isto existem casos onde é possível se contar com soluções muito simples.
Aprenda a seguir a recuperar arquivos apagados por engano, com o programa chamado Recuva, um dos mais respeitados programas quando o assunto é a recuperação de arquivos excluídos. Vale lembrar que nem todos os arquivos podem ser recuperados totalmente, alguns nem mesmo aparecem em resultados de busca, mas não custa tentar.
Para utilizar o programa basta primeiramente o baixar, e abra o programa definindo algumas configurações do programa clicando em opções.
Em seguida procure clicar em guia de Ações, onde nesta seção será marcada algumas alternativas para ampliar os resultados que serão exibidos pelo programa. Primeiramente procure habilitar apenas as definições mostrando os arquivos que são encontrados em diretórios ocultos de sistema, e ainda mostrar arquivos que foram removidos de forma segura.
Depois que tudo isto estiver pronto, procure clicar em ok, voltando para a tela inicial e comece a sua pesquisa. Ao se realizar uma busca, o Recuva poderá vasculhar o disco em questão, exibindo milhares de arquivos que forem recém excluídos de diferentes formatos. A primeira escolha é definir em qual dispositivo deverá ser feita a busca, seja em pendrive, partição, disco rígido ou outros dispositivos.
Para se começar a busca procure clicar em verificar onde o Recuva irá varrer o dispositivo em questão atrás dos arquivos que foram excluídos recentemente.
Depois de se compilar todos os dados ele irá analisar o conteúdo de todos os seus arquivos.
Desta forma é possível se exibir todos os resultados utilizando filtros já existentes ou mesmo digitando o nome de um arquivo desejado.