Modelo de Pedido de Demissão


Sabemos que é normal em qualquer mudança ocorrerem processos de desconfiança ou insegurança no futuro incerto. Quando pedimos demissão no atual emprego não é diferente. Além de ser um momento muito especial, precisamos ter consciência de que algumas atitudes devem ser tomadas. Quando alguém pede demissão de uma determinada organização, cada um tem um motivo próprio, mas saber como pedir demissão pode manter uma porta aberta. Não existe a necessidade de fechar uma ponte só por que outra se abriu. O colaborador, quando tem o desejo de sair da empresa, deve primeiro comunicar verbalmente ao setor de Recursos Humanos antes de oficializar o pedido de demissão. Uma conversa com os superiores ou setor de RH sempre é um bom caminho para resolver a situação final de um indivíduo dentro da empresa.

A carta de demissão na maior parte das vezes é feita à punho, e só é exigida em casos que a decisão de deixar a empresa seja do colaborador. Algumas leis podem auxiliar e dar o caminho a seguir para o empregado nesse momento. Quando há o pedido de demissão, é necessário trabalhar mais trinta dias – caso o contrato seja de carteira assinada – ou seja, cumprir o famoso aviso prévio a partir da data que avisar a empresa do respectivo desligamento. Essa etapa de 30 dias é para o empregador treinar e contratar outra pessoa para ocupar o cargo do funcionário que está saindo.

A carta de demissão é basicamente simples, pois apenas vai oficializar algo que já foi conversado e acertado verbalmente. Na carta de demissão deve-se conter o nome , RG e CPF próprios, comunicando que através da respectiva carta, o colaborador decide apresentar o pedido de desligamento da empresa, deixando de exercer o cargo atual. Algumas afirmações como “Comunico que irei cumprir aviso prévio previsto por lei a partir desta data” devem conter na carta de demissão – nessa situação, caso o empregado queira cumprir aviso prévio de fato – caso o empregado não queira cumprir o aviso prévio, pode comunicar algo como “Solicito a dispensa do cumprimento de aviso prévio, estou ciente das taxas que serão descontadas”.