Todas as pessoas produzem gases no intestino e o arroto que são formas do corpo do ser humano liberar gases indesejados pelo intestino ou indesejado outros órgãos do corpo,porém todos tem vergonha de assumir, pois parece anti-higiênico e constrangedor , porém os gases são o resultado da ação das bactérias intestinais sobre os hidratos de carbono não digeríveis e sobre as proteínas
Soltar alguns gases intestinais é normal, frequente e necessário! Se, para muitas pessoas essa situação passa desapercebida, para outras, mais sensíveis e onde a produção de gases é muito superior, os gases acumulados podem ser dolorosos e causar grande desconforto.
A flatulência, não é considerada uma doença nem o sintoma de nenhuma doença intestinal séria. No entanto, quando a produção de gases é excessiva e com acentuado desconforto abdominal, pode ser sintoma de outros problemas como prisão de ventre, intolerância à lactose ou ao glúten (doença celíaca), úlcera de estômago entre outros.Todavia, o que está sendo discutido aqui é a questão dos gases que trazem um odor extremamente forte.
Geralmente as causas estão relacionadas com frutas e vegetais com carboidratos não-absorvíveis: melancia, feijão, soja, brócolis, cebola, repolho, couve-flor, ervilha, pepino entre outros. O Leite, para quem tem deficiência de lactase, alguns alimentos com fibras, como cereais e verduras.O volume normal é de 100 ml a 200 ml. Alguém que flatula mais de 20 vezes ao dia deve procurar um médico.
Já os alimentos ou bebidas como; os queijos muito curados e gordos, o açúcar e os doces feitos com açúcar, a batata, os ovos e as bebidas gasosas (refrigerantes com gás, cerveja, etc.), aumentam a produção de gases intestinais.
O excesso de odor muito desagradável pode ser causado por dieta ou fatores emocionais ou ser sintoma de alguma doença do tubo digestivo, como má absorção de alguns alimentos, inflamação do intestino ou câncer do cólon. Quem não consegue eliminar gases com facilidade sofre com dor abdominal.Os gases podem serem tratados com medicamentos. Esses remédios devem contar com a substância dimeticona em sua composição. Antibióticos também são indicados.
Uma boa pedida para diminuir os gases que deixam muitas pessoas constrangidas e aflitas são juntar determinadas ervas, que ajudam a digerir certos alimentos como as couves e a leguminosas.O alecrim, a salva, o tomilho, o funcho , são muito benéficas na redução dos gases. Os chás de hortelã-pimenta, de camomila ajudam a aliviar a flatulência e devem ser bebidos após as refeições que contenham alimentos referidos como grandes produtores de gases, além da raiz de gengibre fresca (ou em comprimidos) pode também ajudar a aliviar os gases por ser um bom auxiliar da digestão.