Com uma série de criações de registros de marcas, a seguir iremos dar algumas dicas interessantes em um pequeno guia para quem quer realizar este tipo de processo e ainda tem dúvidas, ou mesmo quiser ver se realmente isto vale a pena.
Por qual motivo é preciso registrar uma marca?
Para que possa ser respondida corretamente esta pergunta, é preciso levar em conta algumas situações como por exemplo:
Qual é e será o valor de sua marca no futuro?
Procure pensar nisso tanto para agora como no futuro, o que você pretende com a marca e se a sua empresa irá precisar de uma marca forte e ainda o quanto você irá trabalhar para que a sua marca possa ser valorizada.
O orçamento que for utilizado deverá variar bastante dependendo da marca, dos registros que você tiver interesse em realizar, classes, entre outros vários fatores. Para que se possa ter um parâmetro de valores de orçamentos exatos para a sua marca, é interessante se consultar escritórios especializados no assunto ou ainda webdesigners, o valor será sempre superior ao de R$ 1 mil para a criação de sua logomarca.
Caso você realmente tenha uma marca e ela tenha um valor menor do que a sua proteção, este tipo de processo não vale a pena. A conta poderá ser feita pois as marcas criadas são consideradas como bens móveis, apresentando seu caráter econômico e também diferenciado de mercado. Por este motivo a marca registrada muitas vezes acaba por aumentar o valor de sua empresa.
Se você tiver um ponto de vista como o de sempre deixar para fazer o registro depois, é interessante que sempre tenha cuidado, pois na prática a marca irá pertencer apenas para quem começar o seu registro primeiro, o que deverá trazer custos maiores para se brigar de forma judicial posteriormente.
Para se registrar a marca é preciso seguir alguns passos como por exemplo verificar se ela já foi registrada e se é possível com isto a registrar. Este tipo de consulta é realizado de forma gratuitamente, basta apenas consultar um escritório específico para esta finalidade e acessar o site do INPI onde existe o registro de todas as marcas presentes em todo o Brasil.