Jiu Jitsu, que em japonês significa “Jü (jiu)” – suavidade, brandura e “Jutsu (jitsu)” – arte, técnica é uma arte marcial muito difundida atualmente. Suas principais técnicas são golpes de alavancas, torções e pressões com o intuito de dominar o adversário. Mas trataremos deste assunto (técnicas) mais para frente.
Primeiramente, vamos falar sobre as graduações, depois sobre as técnicas e, por fim, os principais golpes do esporte.
Graduações
Tanto os estilos tradicionais quanto as escolas modernas de Jiu Jitsu utilizam, basicamente, a mesma ordem, conforme abaixo:
- Branca – qualquer idade;
- Cinza – de 4 a 6 anos de idade;
- Amarela – de 7 até 15 anos de idade;
- Laranja – de 10 até 15 anos de idade;
- Verde – de 13 até 15 anos de idade;
- Azul – depende, principalmente do desempenho do atleta, mas normalmente varia de 1 ano e meio até 2 anos na faixa e, com no mínimo 16 anos de idade;
- Roxa – assim como a azul depende do desempenho do atleta e o tempo na faixa é de 2 anos, também com no mínimo 16 anos de idade;
- Marrom – desempenho do atleta e 1 ano e meio na faixa. Somente a partir dos 18 anos;
- Preta – a partir dos 19 anos;
- Coral (vermelha e preta) – somente utilizada pelos mestres;
- Vermelha – é a faixa máxima no Jiu Jitsu. É utilizada somente pelos Grandes Mestres.
Técnicas
Como comentado rapidamente acima, as técnicas do Jiu Jitsu são golpes que procuram dominar o adversário. Ela utiliza o corpo como o instrumento de combate e busca utilizar a energia e o corpo do oponente por meio de projeções, alavancas, etc.
É característica geral do Jiu Jitsu a necessidade de domínio e equilíbrio de todo o corpo do lutador.
Principais Golpes
O Jiu Jitsu é uma arte marcial que possui muitos golpes. Falaremos das principais seguidas de uma breve explanação sobre a mesma.
- Passagem de guarda – este golpe é quando o atleta fica por cima do seu adversário mesmo estando entre suas pernas mantendo-o, assim dominado. O adversário deve estar de lado ou com as costas no chão.
- Pegada pelas costas – é quando o atleta pega seu oponente pelas costas apoiando seus calcanhares nas coxas deste.
- Raspagem – é quando o lutador que está por baixo se defendendo consegue prender com suas pernas o oponente e virá-lo para um lado tomando a sua posição e passando a atacar.
- Finalização – é o objetivo do Jiu Jitsu. Ocorre quando um atleta faz com que seu oponente desista da luta, o que acontece, geralmente, quando aplica-se um golpe de estrangulamento ou torção. A desistência, nestes casos, acontece quando o oponente dá “três tapinhas” no tatame – indica a desistência da luta.