Saiba como funciona o Programa de Financiamento Estudantil.
Grande parte da população brasileira tem o grande sonho de ingressar no ensino superior, sendo este uma faculdade ou universidade, para que as pessoas possam profissionalizar-se na área ou carreira escolhida, adquirindo conhecimentos sobre o campo escolhido, além de experiências para tornar-se, cada vez mais, um profissional capacitado para o mercado de trabalho.
A dificuldade que muitas pessoas encontram é que estas não possuem dinheiro suficiente para investir em uma faculdade e, muitas vezes, acabam desistindo de seus sonhos sem nem mesmo procurar outras alternativas.
O FIES (Programa de Financiamento Estudantil) é disponível para auxiliar todas as pessoas que não possuem dinheiro suficiente no momento para pagar as suas faculdades, sendo que este possibilita que os indivíduos ingressem no ensino superior de sua escolha, no curso desejado, por meio de um financiamento que é disponibilizado para a pessoa.
O financiamento disponibilizado pelo FIES é dado por meio da Caixa Econômica Federal, pois o programa pertence ao mesmo, sendo que para contratar os serviços do mesmo a pessoa interessada deverá dirigir-se até uma das agências e preencher um formulário, além de um contrato, para que a mesma esteja ciente de todos os direitos e deveres que a mesma poderá exigir, além de suas obrigações.
O FIES disponibilizará o dinheiro da faculdade e pagará a mesma enquanto o aluno estiver cursando-a, porém após a finalização do curso, o mesmo deverá pagar todas as mensalidades com o acréscimo de alguns juros, porém a vantagem é que este pagamento é feito em um período de tempo grande, o que possibilita parcelas baixas e acessíveis a todos, sendo que a data estipulada para quitar sua dívida é baseada de acordo com o curso realizado.
Os juros também são variáveis, sendo que, normalmente, são aplicados 3,5% do valor para que o estudante pague todos os seus estudos.
O Programa de Financiamento Estudantil ainda possibilita que o estudante mude de curso ou de faculdade caso a sua escolha não tenha sido feita corretamente, sendo que o mesmo deverá recorrer a este benefício em um certo período de tempo estipulado pelo serviço.