O site é moderno e atraente. Apresenta em sua capa feições de crianças e adolescentes afirmando que visa garantir e promover a educação através da participação sócia para que as pessoas desenvolvam em relação ao exercício da cidadania e do trabalho.
É destaque seu Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) – programa estadual que busca melhorar o desempenho do aluno garantindo o sucesso em seu trabalho na busca do seu conhecimento.
Há recurso para cidadãos, escolas e servidores onde cada um, conforme suas necessidades buscam resolver suas dúvidas e até mesmo muitos aspectos da vida funcional de servidores serem resolvidos através deste site.
Já tem um tempo que o contra cheque de todo servidor público estadual é emitido via internet. Este fato é muito importante, pois além de diminuir gastos com papel, evitar que se cortem árvores, o Estado de \Minas deu uma demonstração de transparência e gestão bem equipada. O acesso ao contra cheque permite o servidor se sinta mais seguro e compreenda, sempre, o que aconteceu com seu pagamento.
Além deste serviço há muitos outros que dão ao estado de Minas Gerais maior leveza e agilidade numa região tão grande, com diferentes realidades econômicas, sociais e culturais, mas enquanto cidadão o mineiro pode se orgulhar deste aspecto da administração estadual, sem contar pelo aprimoramento ao aspecto da educação estadual.
No espaço do site encontram-se diversas informações sobre: eventos que nos acontecem mais variados locais do Estado. Informações e notícias das diferentes Sres. e suas regiões. São apresentados os avanços das escolas mineiras, bem como suas dificuldades, lutas e necessidades de melhoria na qualidade educacional.
O registro das atividades dos alunos é feito nas escolas. Cada uma delas tem o seu sistema, desde que conste no Projeto Político Pedagógico da Escola e seja explicado no Regimento Interno de cada uma. A forma de avaliação, os valores bimestrais e os modelos de avaliações são variáveis, só que precisam seguir as legislações maiores: federal e estadual. Como em muitos aspectos a escola mineira possui autonomia para avaliar. O mesmo acontecendo com o Estado que avalia seu aluno através do SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação Escolar), Pro Alfa (Programa de Alfabetização), PAAE (Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar) entre outros.