O hemograma é um exame usado para avaliar as células de nosso sangue. É feito através da contagem das células brancas (leucócitos), vermelhas (hemácias), hemoglobina (Hb), hamatócrito (Ht) pela contagem de plaqueta e índices das células vermelhas. Esse exame é requerido por um médico a fins de diagnóstico ou controle de a evolução de alguma doença. Um hemograma completo é composto pelo hemograma mais a contagem do diferencial dos leucócitos.
Como é feito o exame
Esse exame é realizado a partir da coleta de sangue do paciente, este é colhido com um anticoagulante para evitar que este coagule. Após feita a coleta o sangue é colocado em um tubo de vidro devidamente identificado com o nome do paciente e lacrado. Não é necessário estar de jejum, apenas bem descansado, por isso procure não realiza exercícios físicos nas 24 horas que antecedem o exame e não faça a utilização de bebidas alcoólicas. Informe caso você tenha feito o uso de algum medicamento ou outro fator que possa vir a intervir no resultado do exame.
Série vermelha
Eritrograma: É o estudo da serie vermelha, utilizado para ver se há alterações relacionadas a anemia ou a eritrocitose. São avaliados os seguintes resultados:
- Hematócrito: é definido pelo volume das hemácias, calculado em porcentagem.
- Hemoglobina: onde podemos ver se uma pessoa pode estar com anemia.
- VCM: volume corpuscular médio, verifica-se o tamanho das hemácias e ajuda no diagnóstico da anemia.
- HCM: hemoglobina corpuscular média, verifica-se o peso da hemoglobina nas hemácias.
- CHCM: concentração de hemoglobina corpuscular média, onde é feito o cálculo da concentração de hemoglobina dento da hemácia.
- RDW: Red Cell Distribution Width, que indica a variação do tamanho.
Série branca
Estudo da série branca, ou leucograma, onde é realizada uma contagem total dos leucócitos e também uma contagem diferencial, contando cem células. Em geral um adulto saudável pode ter entre 5 mil e 10 leucócitos por 1mm8 de sangue.
Série das plaquetas
Na contagem de plaquetas são observadas a quantidade e o seu tamanho. Essa contagem é feito pelo modo automático e pode muitas vezes esse exame vir a falar por alguns motivos, tais como aparelhos mal calibrados ou problemas durante a coleta, até mesmo uma coleta muito lenta pode vir a dar erro na hora da contagem das plaquetas.