A rede social Orkut, criada em 2004 nos Estados Unidos, fez muito sucesso em todo o mundo, assim como o facebook, que tem hoje milhões de usuários de todos os países. Depois que descobriram o facebook, muitas pessoas excluiram suas contas do orkut e fizeram cadastro nessa nova rede social. Outras apenas abandonaram o perfil no Orkut e nem se lembram mais que ele existe, embora ainda esteja lá. Mas ainda há muitas pessoas que acessam essa antiga rede social e que não pretendem excluir suas contas (de vez em quando dão uma olhada por curiosidade).
Assim que foi lançado, os usuários do Orkut tinham que ingressar na rede social por meio de convites que os usuários já cadastrados mandavam. Algum tempo depois essa exigência acabou e as pessoas começaram a ter acesso “livre” à rede social, bastando apenas se cadastrarem com seus dados, como nome completo, e-mail, senha e outros dados pessoais. Isso se deve ao grande numero de reclamações dos usuários, que achavam desnecessários o uso de convites para ingressar no Orkut.
Outra característica do site mudou recentemente, nesse ano de 2013. Antes, os usuários acessavam o orkut pelo endereço www.orkut.com e agora o endereço é www.orkut.com.br. Essa versão www.orkut.com.br era apenas um direcionamento da página para quem estava no Brasil, mas agora o orkut utiliza esse endereço como padrão, que deve ser acessado em qualquer lugar do mundo. Embora tenha havido essa pequena mudança no site, tudo por lá continua a mesma coisa que era antes. Para quem tem contas antigas no orkut, poderá continuar acessando com o mesmo login e a mesma senha de antes, sem complicações. A única coisa que mudou foi o endereço.
Mesmo que o orkut tenha sido um pouco esquecido por seus usuários que eram tão fiéis à essa rede social, ainda existem todas as suas características, inclusive as comunidades para falar de temas comuns, o que não existe no facebook. Muitas pessoas também não apagam suas contas por causa dos depoimentos – aplicativo existente no orkut e que não está presente no facebook.