Sendo um dos centros urbanos mais populosos do Brasil (com aproximadamente 12 milhões de habitantes), São Paulo é uma das cidades que maior nível de trânsito apresenta a título mundial, obrigando inclusive à implementação do rodízio de circulação veículos de acordo com os dias da semana.
Neste sentido – é devido também ao crescimento do estresse provocado pelo congestionamento –, existe uma correlação direta e crescente entre o tumulto provocado pelo trânsito caótico e os pontos e multas que têm vindo a ganhar espaço na carteira de habilitação de muitos motoristas. E porque o desrespeito pela pontuação máxima na CNH pode implicar a perda do direito de dirigir e o enfrentamento de problemas a título judicial (que inclui a acusação de crime de trânsito), é importante saber como e onde se podem consultar os pontos da carteira de motorista para os habitantes de São Paulo.
Atualmente, a acumulação de pontos na CNH é uma questão que tem sido amplamente discutida e que é rigorosamente cumprida pelas autoridades face aos condutores que incorrem em comportamentos perigosos (como a ultrapassagem do limite máximo da velocidade fixado por lei, o uso de calçado inadequado para dirigir, o desrespeito pelo sinal vermelho ou a não colocação do cinto de segurança), sendo que a habilitação pode ser cassada mediante o registro de 21 pontos na carteira em um período de doze meses. O Detran (órgão competente pela determinação normativa e pela fiscalização do trânsito de veículos terrestres em território brasileiro) é representado nos 26 estados federais brasileiros e oferece em sua página oficial na internet um serviço gratuito de consulta, quer de multas aos veículos, quer em termos dos pontos que cada condutor tenha ou não em sua carteira de habilitação.
Para consultar os pontos neste estado, acesse o site oficial do Detran/SP e realize o cadastro, preenchendo os formulários que se encontram no separador “Acesse os Serviços Eletrônicos”, localizado no canto direito da tela. Em seguida, irá ser gerado um login (que é o número do seu CPF) e uma senha, que lhe possibilitarão consultar a informação desejada sempre que seja necessário. Quando tiver inserido o seu CPF e a senha correspondente, carregue na aba “Serviços Eletrônicos” e, seguidamente, em “Pontos na CNH”, onde poderá visualizar todas as informações sobre a carteira de habilitação e multas associadas ao seu nome.
Seja um motorista consciente – evite comportamentos de risco e mantenha-se vigilante com relação à sua carteira de habilitação.