A complexidade é uma das características que melhor descreve o mercado dos veículos automóveis no Brasil, sendo que a responsabilidade sobre as transações e processos (administrativos, comerciais e jurídicos) que envolvem este tipo de produtos compete ao DETRAN.
Neste sentido, cada veículo deve encontrar-se devidamente regularizado junto a este órgão executivo, através de um registro que o identifica e lhe atribui um número denominado RENAVAM – ou seja, um código que, funcionando no âmbito de um sistema centralizado, possibilita aferir qual é a situação do veículo e obter informações relevantes sobre o mesmo.
Para consultar o RENAVAM de forma simples, rápida e sem qualquer custo associado, você deve primeiramente acessar a página oficial do DENATRAN na internet e, na parte esquerda da mesma, selecionar a opção “Habilitação, Veículo e Recall” que aparece no separador denominado “Serviços Online”. Seguidamente, abrir-se-á uma nova janela com mais opções, sendo que deve escolher “Consulta de Veículo” e carregar para que apareçam os espaços apropriados para inserir o código RENAVAM e o CPF ou CNPJ do proprietário do veículo em questão.
Aguarde alguns momentos e, tendo confirmado todos os dados colocados através da inserção de um código de confirmação, você estará agora capacitado para consultar os dados desejados sobre o seu veículo. Se pretender efetuar uma consulta mais pormenorizada – nomeadamente quanto à questão das vistorias, por exemplo –, é altamente recomendável que acesse a página oficial do DETRAN na internet, em que é possível aferir a existência ou inexistência de multas alocadas ao veículo em causa ou possíveis irregularidades no que respeita à quitação dos IPVA’s.
Além da possibilidade de gerir e regularizar estas questões (sendo que no caso das multas estas podem ser alvo de parcelamento, sendo esta uma opção disponibilizada ao utente), o site do DETRAN encontra-se categorizado por estado, de modo a facilitar a resolução das pendências e questões dos condutores de forma mais célere e eficiente a nível regional.
Mantenha a documentação do seu veículo em ordem e consulte periodicamente as informações que lhe dizem respeito, utilizando o RENAVAM e contribuindo para uma administração mais eficaz dos processos que lhe são devidos.