Romantismo no Brasil Resumo


O marco inicial do Romantismo no Brasil foi no ano 1836, quando foi publicada a obra “Suspiros Poéticos e Saudades”, de Gonçalves de Magalhães. Já o marco final ocorreu em 1881, quando Machado de Assis inaugurou o Realismo com o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Para saber mais sobre esse período, basta conferir o nosso resumo do Romantismo no Brasil.

Além da literatura, a vida social também foi afetada pelo Romantismo, principalmente em decorrência das Revoluções Francesa e Industrial. A sociedade ficou dividida entre burguesia industrial e classe operária, que era composta dos chamados proletariados. Enquanto o capitalismo se desenvolvia cada vez mais e a burguesia conquistava poder, as pessoas que dependiam dos impérios feudais iam de mal a pior com o final do Absolutismo na Europa e o começo do processo de industrialização, que se alastrou por vários países.

A Independência do Brasil foi um fato histórico que mudou os rumos políticos, econômicos e sociais no país até a Proclamação da República, em 1889. Além disso, o Segundo Reinado foi caracterizado por um avanço significativo na sociedade brasileira, ainda que o país continuasse sendo predominantemente agrário e com uma economia baseada no latifúndio, na monocultura e na escravidão.

Já em relação ao contexto cultural, a independência estimulou os brasileiros a buscarem a afirmação de uma identidade com base em uma cultura própria, levando em consideração as origens indígenas e sertanejas do nosso povo. Porém, essa busca por uma identidade própria se espelhou nos modelos de Romantismo Europeu.

Características do Romantismo Brasileiro

Essa fase no Brasil se assemelha à mesma fase na Europa. No entanto, autores como José de Alencar e Gonçalves Dias se esforçaram para incorporar mais elementos brasileiros na escrita. O Romantismo daqui também incluiu o Indianismo e o regionalismo, que usava expressões específicas nacionais.

A literatura foi marcada pela ruptura com a tradição clássica, que tinha sido imposta por autores do período árcade. Além do início da prosa de ficção brasileira, o Romantismo contou com novas concepções literárias, como a observação das condições do estado da alma dos personagens, a análise de emoções, assim como desabafos sentimentais, a valorização da figura indígena, a manifestação do poder divino por meio da natureza acolhedora do ser humano, a liberdade, o subjetivismo, a saudade e temas voltados para o amor.

Principais autores do Romantismo Brasileiro

Na poesia, destacaram-se Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Junqueira Freire, Castro Alves, entre outros. Por sua vez, Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar foram os principais autores que tiveram destaque na prosa romântica brasileira.

O grande protagonista da 1ª Geração do Romantismo no Brasil foi Gonçalves Dias, maranhense que consolidou a literatura romântica no país depois que ela foi introduzida por Gonçalves de Magalhães. As poesias de Gonçalves Dias deixavam o índio como uma figura heroica. Na parte técnica, havia bastante musicalidade, métrica e ritmos perfeitos.

A obra poética de Gonçalves Dias foi separada em três categorias: lírica, que continha ideias ligadas ao amor, ao sofrimento e à dor do homem romântico; medieval, que usava o português arcaico; e nacionalista, que exaltava a pátria distante, como em “Canção do Exílio”.

O romance escapista e idealizado fazia sucesso na época, principalmente as obras indianistas. Um dos maiores exemplos disso foi “O Guarani”, de José de Alencar, autor que também fez romances urbanos, em que criticou a sociedade burguesa carioca.

Já o regionalismo foi muito presente nas obras de Visconde de Taunay, que descrevia regionalismos com muitos detalhes e com muita fidelidade. Em “Inocência”, por exemplo, os personagens tinham características comuns aos de outras obras românticas, com o diferencial de que o quadro regional era muito forte e interferia no destino dos personagens. Sendo assim, o autor escreveu livros que se passavam nos pampas gaúchos ou na sociedade baiana da zona do cacau, por exemplo.

Você já leu alguma obra do Romantismo Brasileiro? Se sim, conte o que você achou de cada obra e dê a sua opinião a respeito desse período em que os autores tinham o objetivo de impulsionar a formação de uma linguagem e de uma cultura mais brasileiras, a partir da presença do índio, de regionalismos, entre outras características que garantiram o destaque dos autores citados!