Os triglicerídeos, também chamados de triglicérides, são nada mais do que um dos tipos principais de gorduras em nosso organismo. Os triglicerídeos são importantes reservas de energia quando a alimentação é insuficiente ou quando fazemos um jejum prolongado. Denominamos a hipertrigliceridemia quando o acúmulo de triglicerídeos na corrente sanguínea é grande.
Como os triglicerídeos são formados?
Apesar da maior parte da produção de triglicerídeos no organismo seja feita pelo fígado, alguns alimentos contribuem para o aumento da taxa no organismo. Massas, pães e açúcares em geral são transformados em triglicerídeos e acumulam-se como gordura para uso posterior na falta de energia.
O excesso de triglicerídeos aumenta os riscos de doenças cardiovasculares. As condições que mais provocam a hipertrigliceridemia são: obesidade, hipotireoidismo, diabetes, dieta hipercalórica e consumo excessivo de álcool. Geralmente o índice de triglicerídeos é considerado alto a partir dos 200mg/dL
Sintomas de Triglicerídeos Alto
Infelizmente o excesso de triglicerídeos não causa nenhum sintoma aparente, somente podendo ser constatado através do exame de sangue. Toda pessoa deve fazer um exame de sangue uma vez a cada 5 anos para medir não só os triglicerídeos mas como também o colesterol.
O tratamento para casos de hipertrigliceridemia pode ser feito com remédios, mas é importante a mudança de hábito alimentar e a prática de exercícios físicos para baixar os níveis de triglicerídeos. Os alimentos com alto teor de açucar e carboidratos devem ser evitados.