O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tem como uma de suas finalidades fiscalizar o ensino e verificar a real situação de forma global através do Censo Escolar. Através do mesmo, fica mais fácil mensurar os dados estatísticos separados por território nacional, em regime de colaboração com as redes estaduais e municipais de ensino e também de todas as escolas do setor privado.
Seu objetivo maior é ter informações sobre vários segmentos da educação, ou seja, a Infantil e ensinos fundamental e médio, educação especial, EJA educação de jovens e adultos, sendo que estas informações se iniciam através dos processos de matrícula, rendimento escolar e análise das funções dos docentes.
E é este censo que nos mostra quais são as regiões que sofrem com mais ênfase nos abandonos escolares, aprovação e reprovação. Tudo é alinhado e analisado também através de provas estatuais ou municipais para verificar qual é a real veracidade das informações prestadas pelas instituições. Algumas destas provas são: Saeb e Prova Brasil para as redes municipais e o Saresp para as escolas estaduais.
Através destes estudos e coletas de informações, o Inep contribui com os órgãos públicos para o bom funcionamento das instituições e atuam diretamente nas questões estruturais e da organização do dia a dia da escola, como a transferência de recursos públicos para as merendas, transporte escolares gratuitos, distribuição de livros didáticos, uniformes, e na implantação de novos espaços físicos no ambiente educacional (bibliotecas, elevadores para alunos especiais, manutenção por depredação e problemas do cotidiano), garantindo para as escolas mais autonomia nos Fundos de Manutenção e Desenvolvimento.
Ou seja, a finalidade da Inep é entender a real situação de toda a escolar na questão de estrutura física e educacional, mensurando de todas as formas todos os dados e incentivando ativamente para a melhoria de recursos concretos e de ensino com qualidade através de atribuição de pontos, para cada escola e região, assim todos terão acesso ao seu real desempenho, que com números compreensíveis fica fácil entender qual plano de ação a escola, estado e município deve adotar para a melhoria da educação em todos os sentidos.